Testemunhos

Tânia Alexandre

"Diagnóstico da M. com 4 anos: ambliopia. Para uma mãe, ouvir/perceber a condição de visão da filha que estava nos 2/10 cria desconforto e angústia. Através de pesquisas e partilhas, tive conhecimento que havia uma terapia que ajudaria. Aos 5 anos começou as sessões de ortóptica (por insistência minha) com discursos médicos de que não valia a pena e que, após os 10 anos, nada mais haveria a fazer. Sete anos depois, as evoluções são mais que óbvias: chegou aos 10/10. A terapia visual é efetivamente um caminho válido e cientificamente comprovado. A minha filha é a prova disso mesmo. É um caminho que requer trabalho diário mas que compensa no final. Felizmente, existem profissionais que acreditam numa terapia de reabilitação da visão. Profissionais que procuram soluções e se entregam de alma e coração. Sou muito grata por ter conhecido a Ana Rita, desde 2019, ano em que a M. iniciou tratamento com a Ana Rita. Pela sua dedicação, profissionalismo e por acreditar que, realmente, é possível evoluir. Para mim, o dia de hoje é uma vitória pela evolução da M. e por perceber que o nosso organismo consegue encontrar forma de se regenerar. Para isso, há que descobrir as ferramentas necessárias para o fazer e não desistir." 

Marisa Ferreira

"O meu nome é Marisa Ferreira e experienciei a terapia visual. Antes desta experiência tive sempre com várias dores de cabeça, tonturas, não conseguia mexer no telemóvel (só mexia com um olho aberto e com a luz mínima), andar de carro, ler e fazer educação física ou gestos que provocassem tonturas, tinha falta de concentração e omitia palavras ou letras durante a leitura.
Fui ao médico várias vezes mas os testes não acusavam nada, cheguei a pensar que não tinha mais solução até que fiz uma consulta numa óptica e a doutora que me examinou notou que não estava bem, apesar dos problemas que tinha não fazerem parte da sua área de estudo, e sugeriu que fizesse uma consulta com uma doutora dessa área, nomeadamente da terapia visual, a Ortoptista Ana Rita Martins. Fiz a consulta e nesta testou-se a minha visão e fez-se um inquérito simples de +/- 20 questões para se saber a gravidade da situação. A partir desse dia marcou-se o começo das sessões de terapia e posso afirmar que para mim no início não foi fácil devido à escola, mas notei logo a diferença no princípio uma vez que teve também impacto no meu estudo.
Ao longo da Terapia Visual, foram feitos exercícios visuais conforme as minhas limitações, contribuindo para a diminuição das dores de cabeça, das tonturas tanto no carro como quando mexo no telemóvel, da omissão de palavras durante a leitura e para a melhor concentração.
Foi a melhor coisa que me aconteceu!
Acho importante mencionar que a terapia visual mudou a minha vida para melhor porque deixei de ter todos os problemas mencionados anteriormente e acho importante informar pessoas que não conhecem esta área e não sabem o que fazer quando se encontram como na minha situação inicial e com outros problemas. Por isso, deixo a minha experiência e recomendo para quem quiser acabar com esses inconvenientes e melhorar de uma vez por todas, visto que é uma melhoria para a vida toda."   


Duarte Machado

"Muitos são os benefícios que a Terapia Visual realizada com a Ortoptista Rita me trouxeram. As constantes "dores de cabeça" e cansaço que tinha quando passava várias horas em frente ao computador ou televisão, passaram num curto espaço de tempo graças à terapia. Além disso, a simpatia e cuidado da Ortoptista Rita contribuíram muito para que uma terapia como esta se tornasse o mais agradável possível."


Rita Cunha

"A Beatriz apresentava sintomas de eventual necessidade de óculos, sintomas como dores de cabeça ao estudar, mistura de linhas ao ler, fadiga na leitura, fuga constante da leitura...Sintomas que consequentemente tendiam a ter impacto negativo na concentração e até mesmo a nível escolar. A Beatriz ao ser acompanhada no âmbito da terapia visual, conseguiu recuperar 100%, e hoje no que respeita à capacidade de focar durante a leitura não apresenta dificuldades, a sua capacidade de concentração durante o estudo ou leitura melhorou significativamente. Muito obrigada pois sem a terapia, a Beatriz não teria ultrapassado esta dificuldade de gestão da focagem e divergência ao nível da visão." 


Susana Póvoa

"Foi devido ao excelente trabalho da Ortoptista Ana Rita Martins que descobriu a problemática visual do nosso filho que, se assim não fosse, ainda hoje possivelmente continuaria em consultas de Oftalmologia a ouvirmos "está tudo bem/normal", como foi o caso. Agradecemos como pais o seu excelente e preciso trabalho de terapia visual tal como a sua sempre simpatia, persistência e dedicação sem igual! Aconselhamos vivamente! Muito obrigada Ana Rita Martins!"


Ana Paula Gomes

"Cresci com estrabismo intermitente e desde que tomei consciência da minha condição sempre consegui controlar o desvio dos meus olhos, isto, até há poucos anos atrás em que necessitei de ajuda especializada. Orientada pela minha Médica Oftalmologista receitou-me tratamentos de terapia visual para iniciar o mais rápido possível e também informou que no caso de não ter resultados positivos só se resolvia com cirurgia corretiva.

Depois de fazer algumas pesquisas para ver se existiam clínicas de oftalmologia onde também incluísse Ortoptistas, eis que de três clínicas lá encontrei uma que tinha a ajuda de que precisava.

E é a partir daqui que começa a minha recuperação para o alinhamento visual, primeiro uma avaliação Ortóptica cujos resultados foram muito negativos, depois comecei com as sessões de terapia visual. No início dos tratamentos confesso que não foi fácil, pois por incrível que pareça sentia dor nos olhos mas com o avançar das sessões a dor passou a alívio. Graças à diversidade do material utilizado durante o tratamento de terapia visual consegui excelentes resultados. Deixei de ver a dobrar, a visão periférica aumentou e muito, recuperei totalmente a convergência e a divergência consegui aumentar as dioptrias, já consigo ficar sem os óculos por algum tempo, o que antes era impensável e diminuiu/estabilizou a redução da visão. Todos os bons resultados obtidos foram devido à dedicação, persistência e disponibilidade da Ortoptista Ana Rita Martins, excelente profissional e que adora o seu trabalho."