Dislexia: Movimentos oculares e Percepção Visual
Estima-se que 80% do tempo, as crianças/adolescentes estão a aprender através da via visual. Desta forma, quaisquer alterações no sistema visual (para além da acuidade visual) podem afetar a aprendizagem.
No entanto nem sempre se atribui a devida importância a certos aspetos do sistema visual, tão importantes para conseguir ler de forma fácil e confortável, como:
- Acomodação (importante para ver nítido)
- Vergências (convergência e divergência; importantes para manter a visão única)
- Movimentos oculares (importantes no seguimento de uma linha na leitura, nas fixações entre palavras, na mudança de linha)
- Perceção visual (capacidade de interpretar o que os olhos vêem)
Um estudo realizado recentemente, incluiu 30 participantes entre os 7 e os 13 anos de idade com diagnóstico de dislexia.
Concluiu que raramente o impacto dos deficits visuais é considerado, especialmente no que respeita aos movimentos oculares e percepção visual, o que faz com que sejam diagnosticados muito mais tarde ou permaneçam não diagnosticados, dificultando ainda mais a leitura.
Verificou que 56,67% dos participantes apresentaram alterações no movimentos oculares e 46,67% alterações na perceção visual.
Desta forma, alerta profissionais, pais e professores para a importância de uma AVALIAÇÃO VISUAL COMPLETA em crianças/adolescentes com dislexia, que integre todas as áreas do sistema visual, em particular, movimentos oculares e percepção visual.
Artigo completo: Wong, I. An Exploratory Study to Investigate Eye Movement Performance and Visual Perceptual Skills in Children with Dyslexia. Asia Pacific Journal of Developmental Differences. Vol. 7, No. 1, January 2020, pp. 27-60 DOI: 10.3850/S234573412000003