Importância do papel dos pais na prevenção da saúde visual

06-05-2020

Recentemente foi realizado um estudo com o objetivo de comparar as diferenças entre os relatos de pais referentes a queixas de sinais e sintomas visuais dos seus filhos, utilizando 2 tipos de questões diferentes: questões abertas e fechadas.

Incluiu 416 pais de crianças com idades entre os 2 meses e os 17 anos de idade.

Os resultados deste estudo revelam que os pais reportavam mais sinais e sintomas de problemas visuais dos seus filhos, através de questões fechadas, independentemente do género, e categorias mais diversificadas de sinais e sintomas através de questões abertas. Desta forma, este estudo sugere que podem ser necessárias diferentes abordagens de comunicação na prática clínica, diferenciando entre aqueles que solicitam avaliações visuais específicas, e os que apenas vão realizar uma avaliação de rastreio ou rotina.

Por fim, conclui salientando a importância do papel dos pais na prevenção da saúde visual, sendo que uma comunicação eficaz entre os pais e os prestadores de cuidados de saúde, tem potencial para melhorar os cuidados de saúde visual pediátrica.

👇
Artigo completo: https://www.journalofoptometry.org/en-comparison-open-ended-close-ended-questions-determine-articulo-S188842961930069X?fbclid=IwAR0YHEpNI5s2Z02exVc5p71Ou4kTK2zrP7zNM6W1VvmjZ3ra33kT3ey6ndY